domingo, 28 de julho de 2013

Hamburguers e a poupança...


Já algumas vez fizeram contas ao valor que gastamos em hamburgueres congelados, ou até mesmo os emurgueres balados? Eu já, e imaginando o preço que nos sai fazer os hamburgueres em casa e sabendo o que realmente levam faz-me pensar duas vezes e começar a ter um pouco mais trabalho, mas mais dinheiro na carteira...

sábado, 27 de julho de 2013

Dicas para manter a casa arrumada...










1 – Não sai de casa sem fazer a cama

Basta fazer a cama para um quarto parecer automaticamente mais organizado e arrumado. E para mim este é um dos hábitos mais importantes e que de deve implementar desde cedo.

2 – Arrume a cozinha todos os dias depois do jantar

Depois de preparar o jantar, não deixe a cozinha desarrumada para o dia seguinte. Lave a louça ou coloque-a na máquina. Limpe o fogão passando um pano húmido e varra a cozinha. Vai ver que quando for altura de uma limpeza mais profunda tudo será mais rápido e simples.

Pasteurização caseira

Pasteurização caseira.

 Esta forma, consegue conservar o seu molho de tomate em frascos devidamente esterilizados fora do congelador. Guardando-os na despensa, e é igual a comprar qualquer molho de compra. Quando os abre estão em perfeitas condições e até faz o barulho típico de uma embalagem que esteve devidamente fechada e guardada em vácuo.
Este método serve não só para o molho de tomate, como para quase todos os tipos de conservas e compotas que façam. Conheço quem faça diversas conservas de legumes e de frutas utilizando sempre esta forma de pasteurização caseira.
O mesmo pode também ser feito com as compotas tradicionais garantindo a sua preservação.
A pasteurização em casa é muito mais simples do que podem estar a pensar. Depois de preparar o molho de tomate (ou outra coisa) basta colocar o molho ainda quente nos frascos devidamente esterilizados e também eles ainda quentes (para isso podem colocá-los uns minutos no microondas ou no forno). Os frascos devem ser cheios até cerca de 2cm do bordo. As tampas dos frascos, que devem ser sempre de metal, devem ser colocadas em água a ferver durante uns minutos e depois, também ainda quentes devem ser usadas para fechar os frascos. (O facto de se usarem as coisas quentes é para não permitir que haja o desenvolvimento de bactérias.)
Depois basta colocar os frascos cheios e bem fechados numa panela e encher com água até cerca de 2/3 da altura dos frascos. Leve depois a panela ao lume e assim que a água começar a ferver conte cerca de 10 a 15 minutos. Desligue e deixe arrefecer tudo completamente dentro da panela antes de retirar os frascos para os limpar, rotular e guardar na despensa ou num armário para utilizar quando necessário.
Há que não esquecer que tudo tem de ser bem lavado e esterilizado, da mesma maneira que fazemos quando estamos a preparar compotas. A única diferença é mesmo ferver os frascos fechados durante alguns minutos. E não se preocupem que nada explode ou rebenta. Esta é também uma boa alternativa a quem não tem muito espaço de congelação e que não tinha uma alternativa para guardar molho de tomate já preparado.

MIX de Panquecas da Nigella

Mix de Panquecas da Nigella

Mais uma receita da Nigella. Desta vez umas panquecas, com uma sugestão muito prática.Em vez de misturarmos todos os ingredientes de cada vez que queremos panquecas, que me dizem de ter uma mistura já pronta à qual apenas necessitam de misturar ovos e leite?Portanto assim fiz e, de cada vez que quero panquecas lá está o frasco com a mistura pronta.E é também um excelente miminho para se oferecer a alguém, juntamente com um frasquinho de compota caseira.




Ingredientes para o Mix de Panquecas:


600gr de farinha de trigo
3 colheres de sopa de fermento em pó
2 colheres de sopa de bicabornato de sódio
1 colher de chá de sal
40gr de açúcar baunilhado


Preparação:

Misture todos os ingredientes e guarde num frasco bem fechado.

Ingredientes para cerca de 15 panquecas pequenas:

150gr de Mix de panquecas
1 ovo
250ml de leite
1 colher de sopa de manteiga derretida

Preparação:

Misture bem todos os ingredientes até obter uma massa lisa.
Aqueça uma frigideira anti-aderente (sem óleo) e deite 2 colheres de sopa de massa para formar cada panqueca (na minha frigideira fiz 3 panquecas de cerca de 8 cm de cada vez). Assim que começarem a aparecer bolhas à superfície das panquecas vire-as e deixe cozinhar mais um minutos.
Sirva as panquecas ainda quentes com mel, ou com a compota da sua preferência.
(Nota: Se sobrarem, guarde-as no frigorífico numa caixa fechada e aqueça-as no microondas uns segundos antes de soltar a servir. Parecem acabadas de fazer!)

Baileys caseiro

Ingredientes para cerca de 500ml de licor:

1 lata de leite condensado
1 medida da lata de Whisky
1 colher de chá de café solúvel (tipo nescafé)
1 colher de chá de chocolate em pó

Preparação:

Misturar muito bem todos os ingredientes usando uma vara de arames. Colocar a mistura numa garrafa e está pronto a servir.
(Não é preciso guardar no frigorífico.)






Bimby

Ingredientes

1 lata de leite condensado
1 lata de whisky, de boa qualidade
1 colher de chá de café instantâneo
1 colher de chá de chocolate em pó

Preparação

Coloque todos os ingredientes no copo e programe 20 seg., Vel. 3.
Dicas/Notas: se achar que o licor fica muito espesso adapte a receita a gosto (costumo colocar menos de uma lata de leite condensado ou juntar mais um pouco de whisky)Fonte: Livro "Segredos da Avózinha"


Produtos da época = POUPANÇA

 
Quando se fala em controlar o nosso orçamento com a alimentação, uma das coisas que mais se fala e ouve falar, é acerca de consumir os produtos da época (e nacionais!!) que, de uma maneira geral são as escolha mais baratas.
Mas o que é muitas vezes difícil é saber exatamente quais são os produtos da estação, uma vez que os supermercados e até os mercados estão cheios de outros produtos “fora de época”.
Segue uma pequena lista que poderá ajudar a escolher os produtos da estação. E assim, não só poderemos estar a consumir mais barato, mas também de uma forma mais sustentável. E claro, consumir o que é nacional!

Janeiro e Fevereiro:
Maçã, pera, romã, citrinos (laranja, tangerinas, clementinas, limões)
Couves (de todos os tipos), grelos e espigos, acelgas, espinafres, nabo, alho francês

Março e Abril:
Maçã, pera, citrinos, morangos
Couves (de todos os tipos), espinafres, acelgas, nabo, agrião, brócolos, pepino, alho francês

Maio e Junho:
Maçã, cerejas, ameixas, morangos, alperces, pêssegos, laranja, nêsperas
Espinafres, Espargos, agrião, pepino, brócolos, rabanetes, ervilhas frescas, courgette, alface, favas, batatas novas, pimento

Julho e Agosto:
Alperce, cerejas, ameixas, figos, morangos, framboesas (e outros frutos vermelhos), pêssego, melancia, melão, meloa
Alcachofras, feijão verde, favas, brócolos, courgette, pepino, alho francês, tomate, ervilhas, batata nova, espinafres, beterraba, alface, pimento

Setembro e Outubro:
Damascos, ameixas, figos, romã, frutos vermelhos, limão, pêssego, laranja, clementinas, maçã, marmelo, uvas
Feijão verde, favas, beterraba, brócolos, courgette, pepino, alho francês, alface, abóbora, milho, tomate, agrião, batatas, pimento

Novembro e Dezembro:
Romã, Laranja, clementinas, maçã, marmelo, limão
Beterraba, brócolos, couves várias, alho francês, batatas, abóboras, espinafres, nabo

Pães de Leite Bimby

Ingredientes
250 g leite
50 g margarina
50 g açúcar
½ saqueta de fermento seco, cerca de 5 g
1 c. chá de sal
500 g farinha
1 gema de ovo p/ pincelar

Preparação

1.  Coloque todos os ingredientes no copo excepto a farinha e programe 1,30 min/37ºC/vel 1.
2.  Adicione a farinha e programe 10 seg/vel 6. De seguida amasse 2 min/velSanftrührstufe  .
3.  Deixe descansar 10 minutos. Faça bolas de 60 g e coloque num tabuleiro untado com margarina e polvilhado com farinha, deixe dobrar de volume.
4.  Pincele com a gema e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 15 a 20 minutos.
Nota
Esta receita foi feita com farinha tipo 65, se utilizar a farinha tipo 55 acrescente mais 20-30 g.
Sabia que
Apesar de o pão-de-leite não substituir o pão tradicional, pode sem dúvida constituir uma alternativa. Como este já apresenta uma quantidade significativa de gordura opte por guarnece-lo com um queijo ou fiambre magro.




Suporte para livros de cozinha...

 
Tenho mais do que um suporte para livros de receitas, para simplificar o ato de seguir uma receita e cozinhar ao mesmo tempo. O que acontece é que a maioria dos suportes não é funcional. Os livros não se seguram bem, as páginas fecham, os livros escorregam e muitas vezes, pousados sobre a banca da cozinha não estão muito ao alcance dos nossos olhos obrigando-nos a dobrar sobre o livro de cada vez que temos de olhar para a receita que estamos a seguir.

Mas entretanto, desde que vi esta funcional ideia, um simples cabide (ou cruzeta) pendurado no puxador dos armários de cozinha com o livro suspenso nas molas próprias para pendurar calças ou saias, que nenhum outro suporte de livros de cozinha me parece tão satisfatória como esta ideia tão simples e funcional.

Perna peru com bacon na bimby

Ingredientes:
1 perna de peru sem pele (800 gr.)
2 dentes de alho
pimenta preta moida na altura
100 gr. bacon em fatias
5 raminhos de alecrim
20 gr. azeite
sal
1000 gr. água

quem quiser fazer com batatas são cerca de 400 gr. batatas pequenas, descascadas

Temperar a perna de peru com alho e pimenta e envolver com um pouco de bacon.
Colocar uma folha de papel de aluminio-suficientemente grande para cobrir a perna de peru-no recipiente varoma, coloque os ramos de alecrim e sobre estes a perna de peru. Salpique com azeite e tempere com sal e pimenta. Cubra com o bacon restante e feche a folha de aluminio como um embrulho.
Deite a água no copo e caso queira fazer com as batatas, 1/2 colher de chá de sal e o cesto com as batatas.
Feche o copo, coloque a varoma em cima e programe 50mn/Temp.Varoma /vel.1 (eu programei mais 10mn).
Abra cuidadosamente o embrulho, retire a perna do peru e corte-a em fatias. Salpique-as com o molho formado no embrulho


Muffins de Morangos e Chocolate Branco

Ingredientes
65 ml de óleo vegetal (eu uso óleo de girassol)
125 ml de leite
1 ovo
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de chá de fermento em pó
110 gr. de açúcar
220 gr. de farinha
1  a 1/2 chávena de morangos
1 chávena de chocolate branco (eu usei pepitas de chocolate branco )
 

Pré-aqueça o forno a 190º C
Se usar chocolate branco em barra colocar aos bocados no copo e programar 1-2 seg./Vel.7-8
Colocar no copo da bimby a farinha, sal, fermento em pó e açúcar e misturar 10 seg. na vel. 3. Reservar.
Colocar no copo da bimby o óleo, o leite e o ovo e bater 10seg./Vel.3.
 Deitar os morangos partidos aos bocados na mistura da farinha e mexer para envolver.Deitar também o chocolate branco.
Acrescente a mistura do leite e misture.
Colocar a mistura nas formas e levar a assar em forno pré-aquecido por cerca de 25 minutos.
Deixar arrefecer 10mn e retirar do tabuleiro.
 
Imagem retirada da net
 

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Massa rissóis Bimby

Ingredientes

250 g farinha
250 g água
30 g manteiga
5 g azeite
1 pitada de sal
Acessórios

rolo da massa
Preparação

Pese a farinha e reserve.
Coloque no copo a água, a manteiga, o azeite, o sal e programe 5 min/100ºC/vel 1.
Junte a farinha de uma só vez e programe 20 seg/vel 4. Retire a massa e deixe arrefecer.
Numa superfície estenda a massa com ajuda de um rolo, e recheie a gosto.

Dica

Para a massa ficar mais macia, junte um fio de óleo ou azeite através do bocal da tampa durante o último passo feito na Bimby.

Alternativa

Esta massa serve para rissóis, almofadas de carne ou enrolados de salsicha

Rissóis pescada

Ingredientes

800g água
500g filetes pescada
150g cebola
2 dentes Alho
50g azeite
30g vinho branco
500g leite
100g farinha
50g polpa tomate
1 caldo de peixe
150g de miolo de camarão
Salsa ou coentros picados q. b.
Sal, pimenta q.b

Acessórios:
Varoma

Preparação

- Coloque no copo a água e na Varoma os filetes temperados com um pouco de sal, programe 20min. Temp. Varoma. Vel. 1. Desfie e reserve.

- Sem lavar o copo, coloque a cebola e o alho e pique durante 5 seg. Vel. 5.

- Adicionar o azeite e programe 7 min. Temp. 100º. Vel. 1, para refogar.

- Junte a polpa de tomate, o vinho, o caldo de peixe e programe 3 min. Temp. Varoma Vel. 1.

- Adicione o leite, o sal, a pimenta e a farinha e programe 8min. Temp 90º. Vel. 4.   

- Quando terminar, junte os filetes desfiados, os camarões e a salsa e programe 1min. Temp. 90º, Vel. Colher.

Dica:

- Faça a massa para Rissóis a dobrar do livro base e substitua a água, pela água de cozedura dos filetes.

Pães com chouriço Bimby

Ingredientes:

300 gramas de água
25 gramas de fermento de padeiro fresco ou 1 saqueta de fermipan
1 c. chá de sal
500 gramas de farinha tipo 65
1 chouriço de carne cortado às rodelas

Passo a passo:

Coloque no copo a água, o fermento, o sal e programe 1.30 min/37º/vel 2.Junte a farinha e amasse 2 min/vel. Retire e deixe descansar cerca de 10 minutos.
Corte a massa em 4 partes iguais ou faça apenas um pão. Numa superfície polvilhada com farinha estenda um pouco a massa, espalhe o chouriço e feche.
Coloque num tabuleiro polvilhado, faça cortes na diagonal e deixe que dobre de volume num local morno.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 20-30 minutos.

terça-feira, 23 de julho de 2013

38 Dicas de poupanças de leitores de blogues...

1. Tentamos reaproveitar tudo o que seja reaproveitável!
As cascas de batata que em vez de irem para o lixo, são lavadas e fritas (dão um bom snack)!
As cápsulas da Nespresso, abro-as, limpo-as, volto a encher com café e tapo com folha de alumínio para voltar a colocar na máquina e tirar um café mais económico. As borras de café podem ser utilizadas como adubo ou até como um esfoliante e anti-celulitico! No Natal essas cápsulas podem ser transformadas em sininhos para embelezar a árvore.
2. Na casa de banho, junto à cabine de duche (polivan), temos dois baldes: um usamos para aproveitar a água enquanto não aquece e o outro fica dentro da cabine a “apanhar” alguma água do duche. Estes dois baldes normalmente ficam cheios e servem depois para poupar nas descargas do autoclismo.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Bolas efervescentes para o banho caseiras...

 
 
Ingredientes:
225g de Bicarbonato de Sódio
110g de Ácido Cítrico
110g de Amido de Milho
0,5 colher de sopa de Água
1 colher de sopa de Óleo Essencial à escolha
3,5 colheres de sopa de Azeite
1 colher de sopa de Corante alimentar a gosto
 
 

Misturar os pós e à parte misturar os líquidos.
Salpicar os pós com os líquidos e misturar rapidamente com as mãos até tudo estar incorporado.
Colocar o produto resultante numa forma a gosto e comprimir ligeiramente. Nesta fase desintegram-se facilmente mas depois de secos ficam firmes.
  Podem usar como forma as embalagens de uns doces que tenham por casa.
 
 
 
 

Desodorizante Caseiro II

Ingredientes:

- Bicarbonato de sódio
- Amido de milho (mais conhecido como farinha maizena)
- Óleo de coco (podem comprar numa loja de produtos naturais)

Preparação:

Juntar a mesma medida de bicarbonato de sódio com a farinha maizena e o dobro da quantidade de óleo. Ou seja, se colocarem duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio, metem mais duas de farinha maizena e quatro de óleo de coco (previamente derretido em banho maria). Se acharem que está ainda muito seco podem juntar mais óleo. A ideia é ficar uma espécie de pasta mole, de modo que escorra facilmente para dentro do recipiente. Depois deixam arrefecer pois o óleo de coco vai endurecer o desodorizante. Fica um cheirinho muito agradável e resulta muito bem. O único senão é que pode deixar alguma mancha na parte de dentro da roupa escura mas que sai facilmente na lavagem, nada de grave. 

O porquê dos ingredientes: a farinha maisena e o bicarbonato evitam a transpiração e o mau cheiro. O óleo serve para hidratar e ficarmos perfumados.

Só uma chamada de atenção, o óleo de coco começa a derreter acima dos 25ºC por isso atenção onde deixam o desodorizante pois correm o risco de o encontrar líquido em vez de sólido.

Desodorizante caseiro...

As quantidades apresentadas são as suficientes para encher um pequeno recipiente de vidro
Misturar primeiro muito bem os pós e só depois juntar o azeite, se necessário juntar mais até a mistura ficar bastante espessa mas maleável.
 No final, se pretender, juntar o óleo essencial.


Ingredientes:

2 colheres de sopa de Bicarbonato de Sódio
2 colheres de sopa de Amido de Milho
1 colher de sobremesa de azeite
1 Gota de óleo essencial - Tea Tree (opcional)

Imagem retirada de net

Shampoo Caseiro...

A proteína do leite é um poderoso agente umectante e emoliente que proporciona uma hidratação natural e um aspecto de maciez e limpeza. Uma forte tendência dos produtos cosméticos de última geração é possuir leite em sua formulação.


Curiosidades sobre a cosmética antiga e o leite:
- Cleópatra imortalizou seu tratamento de beleza banhando-se em leite de cabra. Até hoje, SPAs e salões de beleza utilizam leite em diversos procedimentos estéticos, inclusive banhos.
- Recentemente, o Museu de Londres exibiu um pote de creme milenar, encontrado em um templo celta-romano. Acreditam os especialistas tratar-se de uma espécie de hidratante feito à base de leite de cabra.
Mas atenção, o leite da cabra, apesar de rico em proteína e gorduras ótimas para apele e para os cabelos, possui um odor muito forte e incomodo para quem não está acostumado, portanto para o shampoo prefira o leite integral de vaca.



Ingredientes:
1 copo de leite integral
1 litro de água
1 sabão de coco



Como Fazer:
Rale o sabão e coloque para ferver em uma panela ( não pode ser de alumínio!), deixe ferver e fogo baixo até que todos os componentes virem um a única mistura.
Desligue o fogo espere esfriar e guarde em um recipiente com tampa.

Detergente de roupa caseiro... Custo por Dose - 0,01812€

Ingredientes

- 8 litros de água da torneira
- 120 g de borato de sódio (vende-se em farmácias)
- 120 g de carbonato de sódio (atenção, não é bicarbonato de sódio, é carbonato de sódio Na2CO3 (Ainda não descobri onde se vende, se alguem souber por favor digam-me)
- 1 barra (400 g) de sabão azul e branco
Material

- panela de inox
- colher de pau
- balança
- balde de 10 L (ou mais)
- garrafões de 5 L vazios (ou outros recipientes de plástico)
Procedimento

- medir (ou pesar) 1,5 L de água (=1,5 kg) e colocar na panela
- juntar o sabão azul e branco partido em bocados (3 ou 4)
- em lume brando, dissolver o sabão totalmente; mexer de vez em quando (o sabão tem que ficar muito bem dissolvido)

- juntar o borato de sodio e o carbonato de sódio e mexer até ficar mais grosso; tirar do lume
- colocar a mistura num balde e adicionar 6-7 L de água quente
- mexer bem; o detergente vai engrossando à medida que arrefece; ir mexendo de vez em quando até arrefecer totalmente
- depois de arrefecer, colocar nos garrafões e arrumar
- para uma máquina de roupa usa-se 1/4 de chávena, ou seja, cerca de 60 mL
- este detergente não faz espuma, mas não é a espuma que lava; aliás, a espuma nos detergentes, shampoos, etc, é causada pelo malfadado lauril sulfato de sódio, que aparentemente é um composto cancerígeno

Rosas de feltro



Adorei a ideia... Ficam muito bonitas e fazem um arranjo lindissimo por muitos poucos euros...
Vou tentar fazer para e remodelação e depois mostro como ficou...

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Candeeiro fora do comum... Mas lindo de morrer...

Assim que o vi fiquei apaixonado... Acho que quero um destes cá em casa...

Gostas-te? Vê do que é feito...



quarta-feira, 17 de julho de 2013

Candeeiro bola... feita facilmente...


Mais uma ideia fantástica... Eu adorei :P

Candeeiro lindo e... Gratuito :P

 
Adorei esta ideia... Alguem consegue adivinhar o material usada para fazer este candeeiro??

Aqui fica o passo a passo (Poppytalk)

Ponto de Cruz na parede? Adorei...


Amei a ideia, sempre gostei de Papel de parede, ou simplesmente aqueles autocolantes de parede. dão um novo ar a divisão e podem ser muito pessoais na escolha do padrão. Quando vi esta ideia, pensei logo que ficava fantastica num quarto aqui de casa... Acho que fica mais um ideia para a redecoração aqui de casa :P

Danoninhos Bimby

Ingredientes:
500 gr. leite
1 embalagem queijo Philadelphia
60 gr. leite em pó
1 pacote gelatina (usei morango)
50 gr. açucar

colocar 250 gr de leite no copo e programar 5 mn a 90º, 
depois juntar a gelatina e programar 30 seg./Vel. 4
Juntar o queijo, o leite em pó, o açucar e os restantes  250 gr de leite. Programar 30 seg. / Vel 10
Depois deitar nos copinhos e levar ao frigorifico


terça-feira, 16 de julho de 2013

Mousse Chocolate pronta a servir

Quando não tens tempo para esperar durante a noite no frio ou se não quiseres usar ovos crus, esta mousse é perfeita.


 Ingredientes: 

150 gramas de mini marshmallows
  • 50 gramas manteiga
  • 250 gramas chocolate preto (mínimo de 70% de cacau), picado em pedaços pequenos
  • 60 ml água quante  (Recentemente fervida)
  • 284 ml de natas (+35% mat. gorda)
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  •  
  • Preparação:

  • Coloque o marshmallows, manteiga, chocolate e água numa panela anti-aderente.
  • Coloque a panela no fogão, em lume brando para derreter o conteúdo, mexendo de vez em quando. 
  •  Retire do lume.
  • Enquanto isso, bata as natas com o extrato de baunilha até ficar espesso, e depois junte a mistura do chocolate já arrefecido até que você tenha uma mistura coesa e suave.
  •  
  • Servir frio e quanto mais cedo melhor :P
  •  
  •  

Redecorar a minha casa...

Estou a pensar começar a remodelar a minha casa.

Algumas coisas que temos em nossa casa começam a perder a piada, ou simplesmente já não têm tantas condições como tinham na altura da compra...
Então aqui vão algumas ideias...
Se quiserem patilhar algumas ideias, força ai...


As minhas cadeiras da mesa de jantar são da Moviflor, e como são de metal e plastico já começam a dar sinais da idade, então como tal estava a pensar em algo do genero. Visto que a mesa é de tampo de vidro e metal acho que ficava com uma mesa mais "chique" e não tanto com o visual insdustrial. A minha mesa é esta (Moviflor)...



 Fica aqui o molde para quem quiser seguir a ideia :P

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Mistura de bolachas para oferecer

Ingredientes:
1 frasco com capacidade de 1 litro
1 1/3 chávena de farinha
1 colher chá fermento em pó
1 colher de chá de bicabornato de sódio
1/4 colher de chá de sal
1 chávena de flocos de aveia
1 chávena de pepitas de chocolate
1/2 chávena de açúcar amarelo
1/2 chávena de açúcar branco

Como colocar no Frasco:
Misturar a farinha, o fermento em pó, o bicabornato de sódio e o sal. Colocar no frasco e pressionar bem , para que fique bem compacto.
De seguida colocar os flocos de aveia. Por cima dos flocos de aveia, colocar as pepitas de chocolate.
Por cima das pepitas de chocolate, colocar o açúcar amarelo e por cima deste o açúcar branco.
Em cada camada pressionar, de forma a que caibam todos os ingredientes
Depois é fechar o frasco e decorar a gosto.


No frasco colocar a seguinte etiqueta com as instruções:

Pré-aquecer o forno a 180 Cº, preparar um tabuleiro com uma folha de papel vegetal.
Colocar o contéudo do frasco numa taça grande  e misturar com 1/2 chávena de manteiga derretida, 1 ovo e 1/2 colher de chá de extracto de baunilha.
Fazer pequenas bolas com a massa e colocá-las no tabuleiro, levar ao forno cerca de 10 mn.

imagem retirada da net

Toucinho do Céu (Bimby)

Ingredientes

3 ovos (1 caixa de ovos M PD - 0,89€)
3 gemas
300 grs de água
350 grs de açúcar (Açucar PD - 0,38€)
caramelo líquido (Caramelho Liqu. C. - 1.49)

Preço total da Receita - 2.76€
No copo por a água + açúcar e programe 15m. temp. varoma, vel.1. Retire e deixe arrefecer um pouco, deitar os ovos e gemas no copo e bater vel. 3 1/2 por uns seg. e vai-se deitando a calda com a mesma velocidade. Deitar a mistura na forma com caramelo só no fundo e se quizer cozer na bimby, por 1 l de água, e a forma tapada na varoma, programe 45 m. temp. varoma, vel. 2.
imagem retirada da net

Ice tea de pêssego Bimby

Ingredientes:
1500 gr. de água
100 gr. de açúcar (Açucar Pd - 0,11€)
2 pêssegos cortados em quartos (Pessegos C. - +-0,78€)
15 gr. de folhas de hortelã mais q.b p/ servir
2 saquetas de chá preto  (Chá Preto C. - 0,09€)
500 gr. de cubos de gelo mais q.b p/servir

Preço total -  0.98€

Coloque no copo 1000 gr. de água, o açúcar e o cesto com os pêssegos e aqueça 10mn/Temp.100Cº/Vel.4.
Adicione a hortelã e o chá e deixe repousar 5mns. Retire o cesto com a ajuda da espátula.
Adicione 500 gr. de água e o gelo, retire para jarros e leve ao frigorífico.
Sirva fresco com cubos de gelo e folhas de hortelã.

domingo, 14 de julho de 2013

Combustiveis Low Cost VS Marcas

A Deco alertou, esta sexta-feira, que o gasóleo é todo igual, mesmo aqueles que são considerados ‘premium’, acrescentando que já denunciou o caso às autoridades e vai levar um abaixo-assinado ao Ministério da Economia.
A Deco testou 4 gasóleos diferentes em 4 carros idênticos e as conclusões são que usar um gasóleo premium ou um low cost é igual ao litro! Os combustíveis utilizados foram os da Galp Force, Galp Hi-Energy, Jumbo e Intermarché, supostamente os líderes do mercado nos seus segmentos.
Em conferência de imprensa, o o secretário-geral da associação de defesa do consumidor Deco, Jorge Morgado explicava que: “Não há razão para o consumidor não comprar o gasóleo mais barato”, explicando que os testes realizados a quatro gasóleos diferentes comprovaram não existirem diferenças em termos de consumo, de emissões e de desgaste dos automóveis.
“A diferença de preço entre o gasóleo Gforce e Hi-Energy, ambos da Galp, resulta de uma acção enganosa e estamos perante uma prática comercial desleal”, refere a instituição de defesa do consumidor, acrescentando que “as promessas de menor consumo, menores emissões poluentes e maior protecção do motor com poupanças futuras não passam de ‘marketing’ para cobrar mais uma dezena de cêntimos ao litro”.
Ou seja, segundo a Deco, o gasóleo de baixo custo, o regular ou o ‘premium’, após 12 mil quilómetros percorridos com quatro carros idênticos “exibiram consumos muito idênticos” e, no interior do motor, a organização não vislumbrou “diferenças relevantes nos depósitos”.
Em matéria de consumo, a Deco mediu as diferenças e considerou “sem significado”, ou seja “0,13 litros aos 100 km entre o pior e o melhor caso, ou seja, uma diferença de 2%”.
Em consequência das conclusões do estudo, a associação diz ser “urgente” a criação de um regulador para o sector “que defenda os consumidores e fixe coimas realmente eficazes”, tendo também informado a Direção geral do Consumidor e a ASAE do que considera ser uma situação de publicidade enganosa.
As primeiras assinaturas do abaixo-assinado começaram a ser recolhidas, esta sexta-feira, e nos próximos dias vários colaboradores da associação vão estar em seis cidades do país para esse efeito. Convidamos também os leitores a fazerem o mesmo no site igual ao litro.
A Deco entregou as conclusões dos testes às gasolineiras visadas, assim como a todos os grupos parlamentares. “Mostrámos a ponta do ‘iceberg’”, disse Jorge Morgado, acrescentando esperar que o poder político “faça o resto”, nomeadamente promover testes aos outros combustíveis e a criação de uma entidade reguladora para o sector. 


retirado da net

Cama feita de paletes

 Cama feita de paletes


Uma cama feita com um conjunto de paletes de madeira é fácil. Junte apenas as paletes que irão formar o tamanho da sua cama, coloque o colchão e a sua cama está pronta! Irá dar um toque irreverente ao seu quarto.



imagens retiadas da net

Detergente para máquina da louça

Ingredientes:

3 limões inteiros (Limão C. - 0,55€)
200 g. de sal  (Sal C. - 0,08€)
1 copinho (da Bimby) de vinagre ( Vinagre C. - 0,08€)
3 copinhos (da Bimby) de agua


Preço total  -  0,71€

Preparação:
Colocar no copo da Bimby os limões cortados em pedaços e o sal e carregar 20s / Turbo.
Juntar o vinagre e a agua e programar 15m / 100º / V 2, retirando o copinho para evitar que a mistura fique opaca.
Quando acabar o tempo triturar novamente outros 20s / turbo.
Esta pasta utiliza-se da mesas forma que o detergente tradicional, nas mesmas quantidades e os resultados são muito bons e ainda por cima muito mais barato.
Conservar a pasta numa caixa hermeticamente fechada.


Mais tarde publicarei a que preço fica esta receita

Ferrero Rocher

Ingredientes:
100 gr. de avelãs tostadas (Avelas C. - 0.76€)
1 pacote de bolachas wafer com creme de avelã (usei com creme de chocolate) (Wafers C. - 0,99€)
200 gr. de Nutella (Receita Bimby)
150 gr. chocolate preto (Choc.P. Nesplé - 1,49€)
4 1/2 colhers de sopa de óleo

Preço Total -  3.24€

Colocar no copo da bimby, as bolachas e as avelãs e programar cerca de 10 seg. /vel.5.
Acrescentar a Nutella e envolver alguns seg. na Vel.3. Retirar do copo e levar ao frigorifico, pelo menos uma meia hora. Fazer as bolinhas e colocar mais um pouco no frigorifico para que fiquem mais duras.
Colocar o chocolate no copo e carregar no botão turbo algumas vezes até desfazer o chocolate.
Adicionar o óleo e programar 5mn/Temp.50Cº/Vel.2
Mergulhar as bolas no chocolate derretido, usando por exemplo 2 garfos, e colocar sobre papel vegetal.
Se quiserem ainda mais crocante e com textura, passar as trufas depois de banhadas em chocolate, por um prato com avelãs picadas.
Depois levar de novo ao frigorifico.

imagem retirada da net